sábado, 22 de setembro de 2007

Você gosta de moda?


Mas estou falando de moda levada ao conceito de arte... algo bem anterior ao que vemos nas Zaras da vida e mesmo nas Fashion Weeks banalizadas de hoje.



Assisti ontem ao excelente filme de Sofia Coppola sobre a vida de Maria Antonieta (com a loirinha Kirsten Dunst, ótima no papel - sempre achei a Mary Jane do Homem Aranha muito pouco para ela). Além da abordagem sempre interessante da Sofia sobre angústias e contextos em que a vida acontece, adorei sobretudo os luxuosos figurinos do filme... maravilhosos vestidos, penteados, penteados-esculturas e sapatinhos. Rever Versalhes, onde passei um dos melhores dias de minha vida também foi ótimo.

Lógico que a VOGUE não iria perder este link tão óbvio e realizou um dos seus melhores editoriais no lugar onde tudo aconteceu (Versalhes) com os atores principais do filme. Trabalho fantástico e genial. Além de trazer algumas das melhores criações usadas no filme (como o maravilhoso vestido verde-água com cinto vermelho), foram convidadas as grandes maisons da atualidade, que enviaram verdadeiras obras de arte para serem vestidas pela Kirsten no editorial. Tenho certeza que a Maria Antonieta de carne e osso aprovaria e, certamente, usaria.





Meu preferido é o que está ilustrando este post... um deslumbrante Dior (by Galliano), com 20 metros de papel alumínio negro e organza, praticamente uma nuvem que segue uma fada diáfana... Caudas longas são o máximo, usei uma no meu casamento, inspirada num Versace usado pela Penélope Cruz no Oscar. Beeeeeem mais modesto que o Galliano, claro, mas deu pra sentir o gostinho e o glamour.


Veja o vídeo com o making off do editorial no próximo post e, se puder, assista o filme em DVD. Mas vá com a cabeça aberta, pois não é uma produção de época normal. Trilha ótima, como é normal em produções da Sofia. Muito New Order, Cure e outros mais moderninhos que não lembro o nome.

Nenhum comentário: