sábado, 15 de setembro de 2007

Sustentabilidade


Outro dia, numa dessas viagens a trabalho, encontrei uma pessoa num vôo que trabalha com reciclagem de embalagens de cartão, do tipo Tetra-pak. Realidade diferente da minha, que faço as pessoas consumirem mais deste tipo de embalagem, sem contudo atentar para o destino final que terá. Interessei-me pelo assunto e quis saber mais. Contou-me que é possível fazer muitas coisas com as tais caixinhas, que demoram 500 anos para sumir... até telhas para cobertura de casas, acreditem!


Ganhei uma amostra da tal telha e, ainda que um pouco incrédula se a resistência aos efeitos do clima realmente é melhor que a original, rendo-me ao apelo de alguém que tem uma causa tão nobre como fonte de renda. Sustentabilidade, concluo, é mais do que um conceito ligado as causas do meio ambiente. Está ligada a gerenciar bem a relação de causa e efeito entre as coisas, ou seja, a continuidade.


Como nas posturas de ioga, que praticava nos tempos idos. Sempre havia uma onde se trabalhava a extensão do músculo até o limite de cada um... logo em seguida vinha outra postura, que compensava o desgaste feito pela anterior. Assim garantia-se a sustentabilidade do exercício e do próprio iogue...


É um pouco assim que, penso, funciona a própria essência do viver bem neste mundo...


Ontem recebemos amigos muito queridos em casa, para dividir bons momentos, vinho e pizza. Inevitavelmente a conversa acaba caindo nos efeitos da correria e das relações humanas no trabalho e acabamos concluindo que, como não há muita variação nas fontes de desgaste, por mais diferentes que sejam os tipos de empresas, há que se buscar a sustentabilidade de cada um, através da realização em um contexto mais amplo de vida.


As pressões vão existir, como o imperativo de mercado que gera o lixo nos aterros sanitários. Mas entender as possibilidades e buscar outras formas de direcionar a tensão pode garantir a sanidade e a produtividade, dando uma vida mais plena e longa em meio ao ofício nem sempre fácil de batalhar seu espaço neste mundo.

Nenhum comentário: