domingo, 23 de setembro de 2007

Alegría,alegría!!!





Ontem tive o PRIVILÉGIO de assistir a uma apresentação do Cirque du Soleil.



Sim, o preço é fora de qualquer noção... o mesmo espetáculo em Paris era vendido na Fnac da Rue de Rennes por 20 Euros (mais ou menos 90 reais, na época). Um lazer acessível para a maioria, portanto.

Mas confesso que afora isto, foi um espetáculo diferente de tudo o que jamais tenha visto. Mesmo tendo assistido vários vídeos do Cirque (que virou moda nos treinamentos sobre mudança, excelência, oceanos azuis e por aí vai). Ao vivo, é outra história.

A expectativa é grande, um estranhamento inicial com os Personagens burlescos que "aquecem" o público antes do primeiro número. E os números se sucedem, numa crescente de emoção e surpresa... os números são emocionantes, plásticos, arrebatadores. Os palhaços surgem entre os números, como que para dar uma oportunidade de rir um pouco antes de se assombrar novamente (e são ótimos, engraçadíssimos!)

E devo confessar que me surpreendi principalmente com a altíssima qualidade da trilha sonora, que, com todo o mérito, levou o disco de platina no Canadá.

Por esse motivo, um dos meus números prediletos do espetáculo acabou sendo o trapézio, que aqui foi encenado com uma única artista, diferente da versão que está no vídeo, com um casal de trapezistas, perfeitamente sincronizados. O que na minha opinião não desfez em nada o encanto, pois a base do número é a música - Vai Vedrai. Uma espécie de tango, com uma letra muito poética, que dá o suporte perfeito para as quedas e retomadas da artista. As letras não são importantes, segundo os criadores, que querem mais ter uma sonoridade que transmita algo universal. Mas o vocal forte, emocionado, dá um tom muito profundo e uma idéia muito precisa da emoção contida neste número, transportando o espectador para o mundo do Cirque já nos primeiros minutos.

Duas horas depois, o que resta é um estado de pura graça e paz interior. Como disse o meu marido, acima de tudo é muito bom assistir um espetáculo feito por gente extremamente competente.

Segue a letra - (AlegriA --Lyrics from Cirquetribune.com)


Vai Vedrai
vai, vai bambino vai vedrai,
vai vai, vai piccino vai vedrai,
vai vedrai dove manca la fortuna

non si va più con il cuore
ma coi piedi sulla luna

oh mio fanciullo, vedrai
vai vedrai

che un sorriso nasconde spesso
un gran dolore, vai vedrai

follia del uomo senza driturra, vai
follia dei guerrier senza paura, vai
follia del bambino pien di vita
che giocando al paradiso
dal soldato fu ucciso

vai, vedrai

Nenhum comentário: