domingo, 14 de setembro de 2008

O Bicho Manjaléu e o Sono


Refletindo sobre grávidas e crianças pequenas que não dormem direito (cada um com seus motivos), me lembrei da história do Bicho Manjaléu.

Essa história é uma lenda amazônica espetacular, pelo menos no meu ponto de vista. Eu adoro lendas. Hoje entendo que dá para ensinar muita coisa para uma criança com este tipo de narrativa fantástica, é mais gostoso e mais fácil do que qualquer lição de moral ou comportamento. Para adultos também (eu vivo citando o livro das Mulheres que Correm com Lobos, este é apenas um dos exemplos).

Quando criança, adorava a semana do folclore, onde aprendíamos uma porção destas lendas. Esta, particularmente, eu li quando tinha uns 9 ou 10 anos, no "Histórias de Tia Nastácia", de Monteiro Lobato. Lembro que na versão antiga do Sítio, na Globo, chegaram até a filmar esta lenda (o que pessoalmente acho bem corajoso, pois não havia na época tantos efeitos especiais para realizar o que acontece nesta lenda). Penso que talvez o Guillermo del Toro (que fez o maravilhoso Labirinto do Fauno) conseguisse fazer algo a altura desta narrativa nos dias de hoje...

A dificuldade (e também a beleza) da história do Manjaléu é que ela não é nada linear. A história tem várias reviravoltas (que nem sempre fazem muito sentido), o que pode revelar que ela foi sendo modificada ou "colada" com outras histórias ao longo dos tempos. O fato é que não deixa de ser empolgante a saga do menino pobre que vira príncipe e se casa com a mais bela princesa de todo o mundo, além de conseguir descobrir o grande segredo do tal Bicho (que não vou contar, pois é uma coisa delicada e fantástica, quem quiser que leia o livro do Lobato ou o link abaixo).

Voltando ao tema do sono, lembrei da história justamente porque ela é super comprida (e porque o terrível Bicho tem também um momento de fraqueza justamente por causa de um cafuné... mas infelizmente isto não aparece em todas as versões da história!). Em várias vezes, tive a oportunidade de testar os seus poderes soporíferos e percebi uma coisa interessante. Se o ouvinte é uma pessoa com boa imaginação e interesse, mesmo com muito sono ele não dorme ouvindo a história, porque ela é realmente empolgante.

Mas só descobri isto depois de algumas experiências, como a ocasião em que tentei fazer adormecer 2 classes de crianças, para quem dei aulas de Artes há muito tempo. Normalmente elas caíam no sono com histórias muito mais simples, do tipo João e Maria. Pois não só eles não dormiram, como também faziam questão de ouvir a mesma (quilométrica) história várias outras vezes (e não podia errar nem omitir nenhum detalhe).... Por isso concluo que realmente o DVD foi a melhor invenção do século passado! Também tive a chance de contar a história em inglês e perceber que a língua não é barreira quando a mensagem é universal (o mais difícil foi traduzir o Bicho Manjaléu... resolvi simplificar e chamar o dito cujo de "Bitchu", apenas!).

Agora chegou a hora de usar estes poderes em proveito próprio... Logo vou contar estas historinhas para a sobrinha, que já começa a entender muita coisa e, daqui a pouco, para o meu garotão!

Segue um link para quem quiser ler a história ... não é a original, mas serve!

www.educacional.com.br/upload/blogSite/4282/4282051/8230/fabula-narracao.doc -

Nenhum comentário: