sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Flores para Paulo


Hoje morreu Paulo Autran, que pena.


Mandei um scrap para minha irmã, ela deve estar triste como eu. Paulo morou um tempo em Curitiba, onde trabalhou com um núcleo de atores locais e definitivamente elevou nossa cena teatral local em vários degraus.


Não me lembro exatamente quando e com qual peça (talvez algo de Ionesco ou algum escandinavo), mas fomos eu e minha irmã numa certa vez assistir o Paulo no aconchegante Guairinha.


E sentamos bem na frente, no gargarejo. Era um tempo mais lírico, quando íamos ao teatro no final da tarde, andávamos de ônibus sem pânico e comprávamos flores na banca Rubiana da rua XV, simplesmente pelo prazer de carregar um buquê.


Naquele dia, tinha comprado um vaso lindo de camélias (ou seriam crisântemos?) para minha irmã, antes de ir ao teatro. O vaso permaneceu sob o colo dela durante toda a peça.


E chamou a atenção do Paulo. Que olhou algumas vezes para as flores, depois para nós. Percebemos que sorria, não sabemos se por achar a cena das irmãs com o vaso no teatro pitoresca, ou ainda por pensar que as flores seriam um presente para ele próprio. Sorriu também, diretamente para nós, no momento dos aplausos finais. Ficamos ainda mais fãs do Paulo.


Assisti uma peça dele há coisa de um ano, mais ou menos. Deu pra notar o peso dos anos e, provavelmente, os primeiros sinais de fraqueza. A voz de contador de histórias continuava marcante, a mesma que adoro escutar dizendo "e vamos ao teatro" no rádio.


Nesse mundo cheio de Pedros Biais pretensiosos a enunciar obviedades e traduzir poesia de powerpoint, vai fazer muita falta o Autran, contando crônicas do Eça ou dando vida a personagens de Moliére.


"Na minha cabeça, não sou nada de melhor que os outros", dizia. Pra quem o viu de pertinho, olho no olho, dá para afiançar que certamente não tinha falsa modéstia.


Fica com Deus, Paulo.

Nenhum comentário: