domingo, 3 de agosto de 2008

Why so serious?



Esta semana fomos assistir o novo filme do Batman (Cavaleiro das Trevas). Filmão!

Já fui com a expectativa alta, devido a vários comentários bem positivos de amigos e parentes. Mas acho que ninguém está totalmente preparado para o novo Coringa, vivido pelo Heath Ledger, até que o assiste bem de perto.

Gente, tenho que confessar que me impressionei muito. Se antes achava que essas historinhas de que o cara se matou por causa do personagem eram parte da campanha de marketing do filme, hoje tenho algumas dúvidas. Pra quem assistiu o cara nos filmes anteriores, como a comédia adolescente "10 coisas que odeio em vc", "o Patriota" e mesmo o drama "Brokeback Mountain"... nada parecia anunciar o que ele faria neste filme. O cara rouba totalmente a cena, é uma força da natureza atuando, praticamente um tsunami cênico. Das duas uma, ou ele entrou muito fundo no papel - e não conseguiu sair nunca mais - ou a história do suicídio tem algum fundamento.

Aliás, o título deste post é a frase mais famosa do filme, que o Coringa usa antes de contar uma das suas versões sobre as suas cicatrizes que rasgam a boca dos dois lados. Jack Nicholson foi totalmente ofuscado por esta nova versão!!!

A parte da atuação do Heath, o roteiro também é muito bom, com vários momentos interessantes de reflexão. Tem uma conversa do Batman com o Comissário Gordon, no final, onde eles filosofam sobre a necessidade que temos do herói em nossa sociedade. E o herói deve ser alguém quase imaculado, razão pela qual deve existir também a figura do anti-herói, que é aquele que vai fazer o "serviço sujo", indispensável para a manutenção da aura do herói. Batman se coloca como o anti-herói, alguém que nem sempre está a favor da lei, mas que tem sua função dentro de um sistema. Ecos do 11 de setembro em uma sociedade aterrorizada?

Ah, na próxima encarnação quero ser o Morgan Freeman! O cara mais cool do mundo! Toda vez que ele aparece num filme (mesmo numa ponta, como é nesta série), o cara muda toda a atmosfera. E parece que vai ser a última participação dele nos Batmans, pois o personagem pediu demissão da Wayne Enterprises... Pena. Adoro como ele destrói qualquer argumentação agressiva com um olhar fixo e aquela risadinha sarcástica...


Nenhum comentário: