sábado, 2 de outubro de 2010

I am Elizabeth Bennet... with Zombies!

PrideandPrejudiceandZombiesCover.jpg

Comprei um livro fantástico na livraria do aeroporto semana passada. Uma criativa adaptação do clássico romance de Jane Austen.

O título já é ótimo - Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies).

Eu li o original de Austen aos 20 e poucos anos e adorei. Foi o primeiro de uma série de encontros com Austen, em via escrita e também no cinema. Claro que me apaixonei pelo Sr Darcy já naquela ocasião.


O 1o parágrafo da nova versão começa com a seguinte afirmação: 

"É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros."  Dá pra perceber que o autor, Seth Grahame-Smith, é um cara, no mínimo, perspicaz.


O autor diz que usou 85% do original para compor o romance, mas me parece que foi um pouco menos, pois não só os zumbis entraram de forma muito natural e pertinente na história, mas também alguns diálogos foram totalmente reescritos, de forma a reforçar uma determinada percepção sobre os personagens, que no original é bem mais sutil.

Enfim, devorei as mais de 300 páginas em 3 sessões de leitura muito agradável.

Outra coisa legal é ter a internet pra prolongar o gostinho final, com mais informações interessantes pra quem é fã de Austen (e do co-autor Seth) como eu.

Jogando o nome do livro no Google, descobri que já tem até um filme sendo feito, com a Natalie Portman sendo a provável escolhida para o papel da heroína Elizabeth Bennet, na versão treinada nas artes orientais e decapitando todo e qualquer zumbi à vista.

Num link de um site sobre a obra de Jane, descobri um testezinho do tipo Capricho, pra descobrir qual heroína de Austen você seria. Bom, eu confesso que não precisava nem fazer o teste, claro que sou Elizabeth (embora já tenha tido umas fases mais Elinor Dashwood no passado). E confesso que me identifiquei ainda mais com a versão revisada e ampliada com zumbis de Lizzy.

Segue o link pra quem quiser tentar: http://www.strangegirl.com/emma/quiz.php

Nenhum comentário: